sábado, 18 de outubro de 2014

Posicionamento profissional



Eu, Belchior Quintino da Rocha, tenho uma aparência jovem porque sou atleta há muitos anos, mas já tenho aproximadamente 30 anos comprovados na carteira de trabalho. Trabalhei em poucas empresas, mas em diversas atividades. Serviços prestados mais por necessidade que prazer.  O meu salário é suficiente para as minhas necessidades básicas e o sustento de minha família, portanto, não posso reclamar. O acesso à faculdade foi possível somente na maturidade.  O curso de Jornalismo foi uma escolha acertada em minha vida. O meu posicionamento profissional será pautado no meu perfil.
A fidelidade às empresas e produtos é uma de minhas características: Sou assinante da revista VEJA há mais de 20 anos, Cliente do Carrefour e do mesmo banco há mais de 15 anos e da operadora de celular Vivo desde 1996, o meu número de celular foi sempre o mesmo. Além disso, as marcas de produtos pessoais que uso, normalmente, são as mesmas. As cores e marcas de minhas roupas oscilam pouco. Os produtos alimentícios e de limpeza que são consumidos em minha residência, normalmente, são das mesmas marcas, todos os meses.
Trabalhei na empresa anterior por mais de 10 anos e na atual já estou desde 1997 (17 anos).   Por tudo isso eu me considero uma pessoa  conservadora. Por falta de ousadia eu deixei de ocupar cargos mais desafiadores nas empresas que trabalhei e tive pouca ascensão profissional, mas consegui estabilidade em empresas privadas de grande rotatividade (Turnover), perdas e ganhos que dependem de nossas escolhas.
Sou de São Gonçalo do Abaeté e preservo valores culturais, por exemplo, galinha caipira e costelinha de porco são meus pratos prediletos e não gosto de comidas sofisticadas.
Nos desafios da vida e no esporte aprendi a superar limites.  Na vida pessoal e profissional fiz escolhas certas e erradas, os detalhes ficarão para outra oportunidade... Na natação, o esporte que pratico, conquistei medalhas de bronze, prata e ouro, quando estava em forma.
A reflexão que fiz sobre a minha vida tem relação com o meu posicionamento profissional porque pretendo manter uma postura coerente com o meu perfil e com a minha realidade.  Portanto, ao prestar serviços com vinculo empregatício ou como autônomo, a seriedade nos contratos ou nos tratos será a minha principal meta.  Conquistarei a credibilidade de meus clientes a partir da qualidade de meus produtos e das entregas conforme compromissos firmados. Vale lembrar que nesta nova profissão trabalharei mais por prazer que necessidade. As escolhas na maturidade têm vantagens porque, ao longo da vida, a gente vai aprendendo a reconhecer nossas limitações e habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário